Núcleo de Cinema e Video da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
 
InícioBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Técnicas de Filmagem

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Nuno R.
Admin
avatar

Mensagens : 29
Data de inscrição : 09/01/2010
Idade : 27

MensagemAssunto: Técnicas de Filmagem   Ter Jan 19, 2010 6:10 pm

Enquadramento estático:

Num enquadramento estático, a câmara não se move, ainda que os objetos dentro do mesmo o façam. Um enquadramento estático característico utiliza uma ampla diversidade de ângulos e exibe o(s) objecto(s) principal(ais) em sulmitaneo com outros objectos, ao fundo e em primeiro plano. O enquadramento estático é fundamental para se fazer um bom filme. Lembre-se, a câmara é o olho do espectador e tudo o que acontece na imagem deve contar uma história. Você quer que a imagem atraia o espectador para dentro de uma cena sem que ela tire a atenção do espectador sobre a história que você está a contar. Portanto, você deve começar com um enquadramento estático e adicionar movimentos da câmara somente se precisar fazê-lo.


Panorâmica:

Nun plano panorâmico, a câmara é deixada em plano horizontal, no tripé ou ao segurá-la. Tente fazer panoramas com sua câmara de vídeo da esquerda para a direita e de volta. As panorâmicas ficam melhor e fazem mais sentido para o espectador quando elas seguem o movimento, tal como uma pessoa a correr na imagem. Quando você faz uma panorâmica de objetos estáticos, eles podem parecer muito confusos a menos que a panorâmica seja muito lenta.


Inclinação:

Uma inclinação é como uma panorâmica, mas a câmara move-se na vertical, e não na horizontal. Tente inclinar para baixo, do céu até o gramado. Novamente, as mesmas regras se aplicam para a inclinação e para uma panorâmica – uma inclinação lenta normalmente é mais eficaz.


Zoom:

É quando você se afasta ou se aproxima, ampliando ou reduzindo um objeto durante um enquadramento, usando as capacidades de zoom da câmara. Como a distância diminui de maneira pouco natural quando você amplia, o zoom nem sempre é o modo mais natural para ampliar ou reduzir um objeto. Se puder, é melhor mover fisicamente a câmera do que usar o recurso de zoom.



Noções básicas Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Técnicas de Filmagem
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Argumentum ad hominem do meninao
» Técnicas para transformação de unidades
» Técnicas de memorização
» FATEC - Probabilidade
» ( Cesgranrio - RJ ) Razão com que a roda da diligênica esta girando... !?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
NuCiVo :: Geral :: Filmagem-
Ir para: